domingo, 10 de janeiro de 2010

43 - Postura

Um evento de xadrez é composto de  competições que podem ser oficiais ou não-oficiais e de uma tríade: Organização, arbitragem e jogadores. A boa relação entre estes elementos é uma das condições para que o evento transcorra da melhor maneira possível. Seguindo o princípio básico que em um sistema desse tipo, os seus integrantes possuem DEVERES e DIREITOS vamos colocar de forma simples alguns procedimentos que necessitam ser seguidos.

1.    Organização -  planejar a data, formato, tipo (aberto ou de categoria), divulgar, estabelecer a regulamentação do evento e providenciar o local. Esse último item é de vital importância e envolve vários detalhes. O salão de jogos deve ser confortável com uma boa disposição das mesas, preferencialmente com salão refrigerado e boa iluminação. Em relação a luminosidade é importante frisar que muitas vezes as partidas ocorrem no período  noturno e de que no inverno escurece mais cedo e que um engano que se comete é inspecionar o salão durante o dia, não atentando para o detalhe da iluminação. A Organização deve, preferencialmente, também fornecer computador, mesas amplas, cadeiras confortáveis, tabuleiros em bom estado, planilhas e, se possível, peças e relógio. Por último, deve convidar um árbitro principal qualificado e se necessário auxiliares, se o tamanho da competição exigir.

2.    Árbitro - estar habilitado e qualificado para atuar no evento que estiver arbitrando. Sua função é fazer com que as Regras da FIDE e outras que estejam regendo a competição sejam seguidos, assegurar o bom ambiente de jogo, acompanhar as partidas (principalmente nos "apuros de tempo"), aplicar as penalidades necessárias  e providenciar o andamento correto da competição (emparceiramento, exclusões, etc). O respeito e consideração para com o árbitro, deve ser praticado por todos os envolvidos no evento, e a sua atividade deve ser reconhecida e remunerada. O árbitro deve ser profissional e atentar para alguns princípios como:
a.    Chegar com antecedência no local do evento e verificar se tudo está arrumado e se o local tem condições para a prática esportiva;
b.    Fazer com que os horários sejam seguidos
c.    Manter a ordem no ambiente de jogo;
d.    Tratar com respeito jogadores e acompanhantes;
e.    Ser isento;
f.    Ter postura;
g.    Ao término do evento, providencia  rapidamente a classificação final para que se possa fazer o  encerramento da competição com premiação e agradecimentos, etc;
h.    Seria recomendável a elaboração de um relatório público das condições da competição para que ajustes necessários fossem feitos em torneios subsequentes;
i.    Abster-se de praticar atividades paralelas, durante o andamento da rodada.

3.    Jogadores - os participantes de eventos de xadrez devem ser encarados por 2 visões: participante e consumidor. Como participante ele deve colaborar para o bom andamento do evento, respeitar os outros jogadores, acatar determinações da arbitragem, evitar causar ruídos no salão de jogos. Não avariar material fornecido (escrever no tabuleiro, colocar material quente ou molhado que possa avariar a mesa, etc). Durante o transcurso da partida deve proceder de forma cordial e harmoniosa com seu adversário sem tomar atitudes ofensivas, intimidatórias e similares. Não bater com peças no relógio, nem  fazer barulhos para tirar a concentração também devem ser atitudes a serem seguidas. Como consumidor deve ter todas as garantias pertinentes a sua  situação e poder praticar sua atividade como especificado no regulamento.

O objetivo desse artigo é criar conscientização para que todos tenham postura e a qualidade dos eventos do Xadrez Fluminense em 2010 seja a melhor possível, alocando energia e tempo na atividade fim: Praticar Xadrez.

Alexandre de O Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário